CANAIS |
Adoções |
|
|
Consumidor |
|
|
Automóveis |
|
|
|
|
|
|
Documentos |
|
|
|
|
|
|
|
Desaparecidos |
|
|
Estradas |
|
|
|
|
Estudantes |
|
|
|
|
Justiça |
|
|
Meio Ambiente |
|
|
|
|
Multas de Trânsito |
|
|
|
|
Previdência Social |
|
|
|
|
|
|
|
Previsão do Tempo |
|
|
|
|
Segurança |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Trabalhador |
|
|
|
|
|
POUPE TEMPO |
|
|
|
|
|
Segurança em Prédios |
|
Orientações aos síndicos
● O síndico deve pedir à administradora do condomínio os antecedentes de todo funcionário que for contratado. É sempre bom contratar aqueles que já foram treinados.
● A entrada do edifício deve ser bem iluminada e não deve ter nada que obstrua a visão.
● Os equipamentos de segurança devem ser fiscalizados periodicamente.
● Portas e portões de garagens devem ser consertados rapidamente.
● Converse sempre com os funcionários e moradores. Discuta medidas de segurança para o seu edifício.
● Os moradores do prédio devem ser cadastrados e seus funcionários, também.
● Tenha sempre atualizado as placas de carros de moradores, telefones profissionais e até nomes de parentes próximos para contato em caso de emergência.
Orientações aos funcionários
● O porteiro só deve abrir a porta após identificar o visitante e receber autorização da pessoa procurada para o acesso.
● Em caso de dúvida do morador, ele deve descer à portaria e o visitante deve ser mantido do lado de fora.
● Nunca deixe entregador levar encomenda até o apartamento.
● Em caso de entregas, o morador deve recebê-las na portaria.
● Lembre-se que quadrilhas interceptam entregadores no caminho para facilitar a entrada no prédio.
● Quando alguém estiver saindo ou entrando no prédio, o porteiro deve ficar atento e verificar se não há suspeitos nas proximidades. Só depois deve abrir a porta, inclusive da garagem.
● É importante a identificação dos carros que têm acesso ao edifício.
● Nos horários de limpeza e recolhimento de lixo, as entradas devem ser mantidas fechadas.
● Porteiro não deve atender ninguém na porta. Só pelo interfone.
● Prestadores de serviço(Sabesp, Telesp, Comgás e Eletropaulo) devem ser identificados na portaria. Um funcionário do prédio deve acompanhar os trabalhadores. Essas empresas só mandam realizar consertos ou manutenção se solicitadas.
● Outros trabalhadores especializados devem ser identificados e, se possível, usarem crachá de visitante.
● Nunca se impressione com a aparência de ninguém.
● Evite conversas na portaria que distraiam sua atenção.
● Evite fazer comentários com seus amigos ou desconhecidos sobre a situação financeira dos moradores do prédio.
Orientação aos moradores
● O morador deve sempre avisar a portaria que fez encomendas e irá recebê-las na portaria.
● Ao chegar ou sair da garagem do prédio, fique de olho em pessoas estranhas.
● Tenha como rotina dar uma volta no quarteirão antes de entrar no prédio.
● Objeto surpresa que chega à portaria para você deve ser examinado com cautela. Pode ser golpe.
● Evite comentários sobre sua vida particular, suas posses e seu dinheiro.
● O moradore deve também exigir documentos de seus empregados.
● Exija que os empregados identifiquem todos aqueles que vão à sua casa. Mesmo seus parentes mais próximos.
● Os moradores dos andares mais baixos devem ter um cuidado especial, protegendo suas áreas de acesso. |
|