Publicidade
Poupe Tempo - O site de informações da comunidade brasileira
Sábado, 16 de Dezembro de 2017
CANAIS
Adoções
Animais
Crianças
Consumidor
Código de defesa do consumidor
Onde Reclamar
Automóveis
Compra e Venda
IPVA
Licenciamento
Seguro Obrigatório
Seguro Particular
Consulta de CEP
Documentos
Carteiras Especiais
Carteira de Motorista
CPF
Licenças
Passaporte
Registro Geral (RG)
Título de Eleitor
Desaparecidos
Procedimentos
Ajuda
Estradas
Auto Ban
Ecovias
Nova Dutra
Via Oeste
Estudantes
Carteira de Estudante
Crédito Educativo
Descontos para Estudantes
Imposto de Renda
Justiça
Onde Reclamar
Pequenas Causas
Meio Ambiente
Ar
Água
Lixo
Poda
Multas de Trânsito
Consulta de Multas
Como Recorrer
Valores
Óbito
Previdência Social
Auxílios
Beneficios
Guia do Segurado
Pensão
Salário-Maternidade
Tabela do INSS
Tipos de Aposentadorias
Previsão do Tempo
Regiões do Brasil
Estados do Brasil
Prognóstico de Chuvas
Imagem do Satélite
Segurança
Carro
Cartão
Casa
Prédios
Rua
Viagens
Seguro Particular
Golpes
Sequestros
Trabalhador
Carteira de Trabalho
Onde Reclamar
FGTS
PIS
Seguro Desemprego
POUPE TEMPO
Anuncie no Poupe Tempo
 
Árvores
 
Plantio

O morador da cidade de São Paulo que desejar plantar uma árvore na sua rua deve fazer a solicitação ao Núcleo de Atendimento ao Público da Administração Regional de seu bairro. Eles atendem de segunda a sexta, das 8 da manhâ às 6 da tarde, pessoalmente ou por telefone.

Nem todas as ruas podem ser arborizadas. Há fatores que impedem o plantio de árvores, como a pequena largura da calçada, a rede elétrica e a rede de esgoto no próprio passeio.

Poda

A poda de árvores em praças, ruas e avenidas é feita pelas Administrações Regionais da Prefeitura de São Paulo entre os meses de abril e agosto. Mas se o cidadão constatar que os galhos de uma árvore estão encostados em fios da rede elétrica ou prejudicando semáforos e placas de trânsito, deverá informar, pessoalmente ou por telefone, o Núcleo de Atendimento ao Público da Administração Regional do seu bairro.

Casos de emergência devem ser comunicados ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).

As empresas concessionárias de energia elétrica também mantêm equipes de atendimento de podas de árvores que estejam causando riscos a rede elétrica. A Eletropaulo, da cidade de São Paulo, atende pelo telefone 0800.196.196.

Para poda de árvores em terrenos de propriedade privada, o cidadão deve solicitar autorização da Prefeitura, através do Núcleo de Atendimento ao Público da Administração Regional. O pedido deve ser feito por escrito, contendo exposição de motivos e informação sobre a espécie da árvore. Deve anexar também croquis de localização da árvore no terreno, cópia do carnê do IPTU e de comprovante de endereço (conta de água ou luz). A autorização será concedida somente após vistoria do local, efetuada pelo engenheiro agrônomo da Administração Regional, no caso da Prefeitura de São Paulo.

Remoção

As árvores situadas em vias públicas são vistoriadas pela Prefeitura, que providencia a retirada daquelas que oferecem risco de queda.

Se o cidadão, porém, constatar que determinada árvore corre perigo de queda deve informar a Administração Regional do bairro, no caso da cidade de São Paulo, por telefone ou pessoalmente.

No caso de remoção de árvore em terreno particular, o interessado deverá solicitar a vistoria ao engenheiro agrônomo da Administração Regional (SP/Capital) em que se localiza o imóvel. É preciso preencher formulário próprio, que contenha a localização da árvore no terreno, e anexar cópia do carnê do IPTU. Se houver risco de segurança será autorizada a remoção da árvore, mas é o dono do terreno que paga as despesas.

Árvores Doentes


O tratamento de árvores com broca, cupim, fungos, etc., plantadas em vias públicas é realizado pela Prefeitura.

Durante o período de poda e através de vistoria em praças e parques, os técnicos identificam as árvores que apresentam qualquer tipo de praga e iniciam o seu tratamento.

O cidadão que identificar árvores com pragas em logradouros públicos deve informar o Núcleo de Atendimento ao Público da Administração Regional do bairro, no caso da cidade de São Paulo, pessoalmente ou por telefone.
 
Publicidade